Agricultura

Reunião de alinhamento para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Reunião de alinhamento para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Reunião de alinhamento para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) marca o início da comercialização pelos agricultores Bacelarenses no PAA 2023. 

A Prefeitura Municipal de Duque Bacelar, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP) realizou, na manhã desta quinta-feira (01/06), uma reunião de alinhamento para execução do PAA no município. A reunião marcou também o início da etapa de comercialização do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e além da equipe executora do PAA e dos produtores cadastrados no programa, estiveram presentes também representantes das entidades beneficiárias como do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, diretores das escolas e do Hospital Municipal Pedro dos Santos Oliveira. Durante o evento foram esclarecidos diversos pontos da logística de execução do programa desde o recebimento dos produtos até doação às entidades beneficiárias.  
"São 27 agricultores e nove entidades cadastradas neste ano de 2023 no PAA. É uma grande conquista para um município que tem a agricultura como fonte de renda de muitas famílias. É um orgulho para mim e para o povo Bacelarense”, destacou o Secretário de Agricultura, Toinho da Gracinha. 
O Programa de Aquisição de Alimentos 2023 tem prazo de execução de um ano e toda a etapa de inscrição e de fiscalização foi executada no início deste ano de 2023 pela SEMAP, sendo a etapa de comercialização a final, com intervenção direta do Ministério da Cidadania. "Agora iniciamos a execução do PAA que é a etapa final, depois que foram feitos todos os processos e aprovações pelo Ministério da Cidadania, que é quem faz a liberação para a comercialização", destacou a Engenheira Agrônoma da SEMAP, Maria de Jesus. 
Para este ano de 2023, o município de Duque Bacelar foi contemplado com recursos no valor de R$ 297.561,60. O Secretário Adjunto Municipal de Agricultura e Pesca Júlio Ribeiro contou que o PAA tem como principal função o incentivo e fortalecimento da agricultura familiar nos municípios, gerando renda e benefícios para os agricultores e toda a população. "É um programa de geração de renda e de combate e erradicação da pobreza, que leva alimento para as famílias em vulnerabilidade social", acrescentou Júlio Ribeiro.

Entenda mais sobre o PAA.
O Programa de Aquisição de Alimentos - PAA é um programa de aquisição de alimentos com objetivo de incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, e, também ampliar o acesso à alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional. O programa é executado em parceria do Governo Federal e prefeituras. O poder público compra alimentos produzidos por pequenos agricultores e os doa a famílias em situação de insegurança alimentar, por meio da rede de assistência social existente em cada município.
Em Duque Bacelar, os alimentos adquiridos dos pequenos agricultores por meio do PAA serão encaminhados ao CRAS, que os converterão em cestas verdes básicas, doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar; serão encaminhados também às escolas e ao hospital municipal. Toda a gestão do PAA, desde o cadastro de agricultores até a entrega dos alimentos para doação, é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP).


Secretarias Vinculadas

Agricultura, Pecuária e Pesca

Léo Jaime dos Santos Oliveira ver secretaria